O GPL apareceu em Portugal há pouco mais de 30 anos e com ele nasceram mitos, uns deles nunca fizeram sentido, outros até faziam mas rapidamente foram ultrapassados.
Confira aqui os 7 maiores mitos do GPL.
1- Vou perder a bagageira!
Inicialmente os reservatórios eram cilíndricos e instalados na bagageira, ocupando na sua maioria cerca de 20cm de bagageira. Atualmente 95% das instalações são efetuadas com depósito no local da roda suplente, no interior ou exterior da viatura.
2- Vou perder potência!
Os sistemas de GPL atualmente são extremamente otimizados. No entanto, não nos vamos iludir apenas com a qualidade e avanço tecnológico, o segredo da performance da viatura está essencialmente na destreza do instalador, pois é este que programa e afina o equipamento.
3- Não tenho onde abastecer!
A rede de Posto de Abastecimento sofreu uma “explosão” desde 2008. Consulte os postos existentes na sua zona, apostamos que se vai surpreender.
4- Não vou poder estacionar em subterrâneos!
100% falso! Todas as viaturas instaladas a GPL desde 11 de Junho de 2013 são regidas pela nova lei do GPL, ou seja, têm permissão de estacionamento em subterrâneos.
5- Tenho de usar autocolante no para-choques!
É falso e o motivo é igual ao do item anterior. Todas as viaturas instaladas a GPL desde 11 de Junho de 2013 são regidas pela nova legislação, a qual indica também que o autocolante passa a ser uma vinheta pequena colada no canto inferior direito do para-brisas.
6- Vou perder a garantia da marca!
Atualmente em cada 10 viaturas que instaladas pelo menos 8 são novas ou semi-novas, estabelecemos acordos com as marcas, enviamos toda a documentação necessária e neste momento temos mesmo concessionários que enviam as viaturas diretamente para nós a fim de proceder à instalação. Além disto, não se esqueça, o sistema de GPL é um extra e não uma alteração.
7- Se o carro for estampado ou avariar , perco o investimento no kit de GPL.
Errado! O kit dá sempre para desmontar e reinstalar! Informe-se!